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Letramento e Multimodalidade

TODO TEXTO É MULTIMODAL

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Letramentos e multimodalidade destacam a importância de uma abordagem ampliada para a educação bilíngue, que reconhece e desenvolve competências não apenas no modo verbal (escrita na fala), mas também em uma variedade de modos semióticos de produção de signos que são essenciais para a participação efetiva na sociedade atual.

 

Estudos sobre a linguagem enfocavam os textos orais ou escritos em gêneros textuais diferentes. O grande revés a esta visão surge com a teoria preconizada por Hodge e Kress (1988) chamada Semiótica Social. Nela, os pesquisadores afirmam que a linguagem incorpora outros modos semióticos que possibilitam a criação de significados por meio de recursos visuais, sonoros, gestuais, espaciais e tipográficos. Ao serem combinados na tessitura de textos orais ou escritos,  esses recursos se tornam verdadeiras paisagens multimodais. 

 

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Com o advento das tecnologias e suas affordances – que possibilitam a criação de textos multimodais, assim como impulsionam as interações sociais pela linguagem entre pessoas de várias partes do mundo por meio de canais múltiplos de comunicação (redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube etc.) –, tornava-se necessário adequar a educação às mudanças trazidas pela era digital.

Alguns pesquisadores de várias nacionalidades, reunidos no denominado New London Group (1996) nos Estados Unidos, perceberam este fenômeno social com a perspicácia de educadores. Assim, propuseram juntos ações educativas que pudessem avançar das ações de uma pedagogia voltada ao ensino de leitura e escrita (comunicação alfabética) para o foco nos letramentos, a fim de incluir a diversidade de múltiplas identidades e múltiplos contextos e, também, a comunicação multimodal dos textos contemporâneos, evidenciadas pelo prelúdio de uma nova era. 

 

Os pesquisadores do New London Group cunharam, então, o termo “multiletramentos” para abarcar esses dois aspectos essenciais da comunicação humana atual, a diversidade e a multimodalidade. Na visão deles, ambos os aspectos devem ser incluídos na formação dos aprendizes de hoje para que aprendam a navegar por novas configurações socioculturais e pela miríade de textos multimodais, sendo capazes de considerar múltiplas perspectivas nos espaços sociais onde atuam e dos quais fazem parte (NLG, 1996; KALANTZIS, et al., 2020). 

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